Cement Factory

Hoje começo a estudar a possibilidade de simular o jogo Mario's Cement Factory no MSX, inicialmente eu faria o jogo para MSX 1, mas, pensando melhor, o jogo para MSX 2 ficaria mais interessante, mesmo porque não sou expert na plataforma, e isso me daria uma ótima chance de conhecer melhor a mesma.

Read more ...

Proposta

Bom, a ideia e recriar o Mario's Cement Factory [1] no MSX, não uma emulação, mas uma simulação do mesmo. Na verdade a ideia e recriar um Game & Watch [2], eu estou começando com o Cement Factory pois um daqueles chaveiros comemorativos da Nintendo [3] caiu na minha mão, e justamente este era o jogo incluído. Para Falara verdade meu Game & Watch preferido é o Donkey Kong Jr. [4], como era fanático pelo jogo na época do ginásio.... Nunca pude ter um, primeiro pelas condições, e depois por o mesmo ter sumido, só recentemente consegui comprar um de segunda mão, impecável e num preço justo.

MSX

Apesar do MSX não ter sido meu primeiro PC, foi o qual eu tive o maior contato com a parte de desenvolvimento, principalmente na parte do Assembler.

 

Infelizmente graças a dois exímios picaretas do mundo MSX, perdi  uma boa grana tentando comprar algo descende e valorizar o produto nacional, mas tive a péssima surpresa de não ter os equipamentos, e ainda ser péssimamente atendido quando questionei sobre os atrasos.

 

Isso havia me feito perder total interesse no MSX, ate recentemente, quando bati um bom papo com alguns usuarios serios e apareceu um projeto legal para ser desenvolvido.

 

Este projeto vai tomar um bom tempo, e nao tem data para conclusao. Eu cheguei a colocar o MSX apenas como colecao e nao mais como usuario, mas resolvi retormar os projetos, mas a partir de hoje so invisto em projetos reais e de pessoas serias, nao participo mais de fantasias e viagens.

Editando arquivos de Patch para o ExecROM

Esta é a primeira parte do artigo que demonstra como criar e usar arquivos XPC.

Os arquivos XPC, são criados por uma ferramenta (XPC Editor) para serem utilizados juntamente com o Execrom, criando assim patchs para resolver problemas de execução com determinadas ROMs, ou até mesmo para implantar Cheat Codes que serão carregados e aplicados à um jogo em ROM para o MSX. O EXECROM foi uma criação original do Adriano Cunha para MSX, mas que depois recebeu alguns implementos e melhorias por parte do usuário SD-SNATCHER.

Read more ...