Livro de Jogos em MSX

Prefácio

Artigo Original: Jim Gregory, Digitação: Wilson e William Pilon

Um livro como este só se tornou possível graças à existência do Microsoft Extended Basic ou MSX.

Em virtude da compatibilidade entre os micros MSX, o dono de qualquer micro dessa família poderá carregar os programas deste livro no seu microcomputador e entreter-se com eles.

Os jogos para microcomputador não são apenas divertidos, mas também educativos. Em primeiro lugar, o desejo de ver o jogo "pronto" e funcionando desperta o interesse pelo computador. Em seguida, ao entrar com o programa, o usuário se familiariza com a sintaxe da linguagem em que o programa foi escrito. Além disso, como os programas raramente funcionam da primeira vez, devido a erros de digitação, torna-se necessário acompanhar a lógica do programa e assim descobrir como ele funciona. Os dois últimos estágios na evolução de um programador consistem em modificar programas já existentes e finalmente poder afirmar: "Eu sou capaz de fazer um programa melhor do que este!". Espero sinceramente que, depois de usar este livro, você seja capaz de desenvolver programas em BASIC MSX ainda melhores do que os apresentados aqui.

Entretanto, o objetivo principal desta obra não é ensinar ou explicar. A intenção foi produzir bons programas, que custariam dez vezes o preço do livro se fossem vendidos separadamente em fita cassete. Este é um livro de jogos e trabalhamos arduamente para incluir jogos de vários tipos, que interessassem a todos os leitores.

Infelizmente, embora o BASIC MSX seja uma linguagem rápida e que dispõe de comandos muito convenientes para programar jogos, o BASIC às vezes necessita de um pouquinho de ajuda. Por isso, incluímos pequenas rotinas em linguagem de máquina em alguns programas. Isto não deve ser motivo de preocupação, já que as rotinas são digitadas como parte da listagem. O resultado é um programa híbrido de BASIC e linguagem de máquina que atende ao nosso objetivo principal, ou seja, oferecer ao leitor jogos agradáveis e interessantes.

O desenvolvimento dos programas apresentados neste livro foi um trabalho de equipe que exigiu um grande esforço e dedicação. Tenho a satisfação de registrar meus agradecimentos e apreciação a todos os que trabalharam comigo neste projeto. Aqueles que participaram diretamente na elaboração dos programas, e cujos pseudônimos aparecem nas listagens, são "ISSI", "PAULG", "ANDY" e "BOOTSY".

Os outros membros do grupo foram Janete e minha esposa Val, que se encarregaram da preparação do original através das sucessivas revisões.

Finalmente, meus agradecimentos a Richard Miles, da editora Collins, que encomendou o livro e se encarregou de todas as etapas de sua preparação até chegar a você - a razão final de todo o processo - a pessoa a quem agradeço por comprá-lo.

Jim Gregory

Sobre o Autor

Jim Gregory é Diretor-Gerente da Mr.Micro, uma das maiores software houses da Inglaterra, especializada em jogos para computadores. Já escreveu vários artigos para as revistas Personal Computer World, Leisure and Electronics Trader e Computer and Video Games.