Livro de Jogos em MSX

Damas

Artigo Original: Issi, Digitação: Wilson e William Pilon

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Um Tabuleiro Eletrônico para Jogar Damas

A ideia é muto simples: você deve acabar com as peças do adversário saltando sobre elas com as suas próprias peças. Para poder executar o salto, é preciso que haja uma casa vazia do outro lado da peça adversária.

Para movimentar uma peça, basta entrar com uma letra para indicar a coluna em que a peça se encontra e um número para indicar a linha. Em seguida, a casa para onde a peça vai deve ser indicada da mesma forma.

Quando não é possível saltar sobre nenhuma peça adersária, uma das peças deve ser movimentada para uma casa vizinha da mesma cor. Quando uma peça atinge a extremidade oposta do tabuleiro, ela se transforma em dama. As damas podem andar para trás e são, portanto, peças mais importantes que as peças comuns (nesta versão do jogo, ao contrário da versão mais conhecida, as damas não podem andar mais de uma casa de cada vez).

Algumas pessoas usam uma regra um pouco diferente. Em vez de exigirem que o jogador tome uma peça do adversário sempre que isso for possível, estabelecem que o jogador perca essa peça caso execute uma jogada normal de deslocamento com outra de suas peças. Esta penalidade é chamada de "soprar" a peça adversária.

Nesta versão para o MSX, o programa se recusa a aceitar uma jogada normal quando há uma peça do adversário que possa ser tomada. O computador continua a mostrar que é a vez do mesmo jogador até que ele execute uma jogada de salto.

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Referência de Listagem
Listagem Única damas.bas