Livro de Jogos em MSX

Alberto Diz

Artigo Original: Jim e Andy, Digitação: Wilson e William Pilon

livjogos-albertodiz

Alberto Diz: Carregue Este Programa

Se não me engano, esta é a primeira versão para computador do jogo para crianças conhecido como Simão Diz.

O programa pode ser usado para ensinar os conceitos de esquerda e direita, mas é preciso não esquecer que, da forma como foi escrito, direita e esquerda se referem ao boneco que aparece na tela e não à pessoa que está sentada diante do computador!

Você começa o jogo com apenas um ponto. A mensagem do computador informa o que você tem a fazer e também quem está dando a ordem. Se é Alberto que está mandando, obedeça prontamente, mas se a ordem partiu de Roberto, deve ser ignorada! O bonequinho na tela obedece a todos os seus comandos.

Você pode receber quatro ordens diferentes. Para executar as ordens "Para Cima" e "Para Baixo", use o joystick ou as teclas de controle do cursor da forma normal. As ordens "Esquerda" e "Direita" são cumpridas usando o joystick ou as teclas de controle do cursor, mas em relação ao boneco que aparece na tela. Em outras palavras, se você mover o joystick para a esquerda ou apertar a tecla de controle de cursor da esquerda, o boneco levantará o braço direito. Esta combinação foi introduzida para tornar o jogo mais difícil. Você tem que decidir rapidamente se vai apertar alguma tecla e qual a tecla que deve ser apertada, a da esquerda ou a da direita. Jogue algumas vezes e verá que não é tão fácil como parece.

livjogos 0038 livjogos 0039
Referência de Listagem
Listagem Única albert.bas