Livro de Jogos em MSX

Aritmética

Artigo Original: Issi, Digitação: Wilson e William Pilon

livjogos-aritmetica

Contas e Mais Contas

Este programa pode gerar um n;umero muito grande de problemas de aritmética. O próprio jogador seleciona o grau de dificuldade (fácil, médio, difícil) e a operação desejada (soma, subtração, multiplicação ou divisão). As perguntas e respostas aparecem em um quadro-negro.

No nível fácil, os problemas são todos de soma, o jogador tem que calcular o número total de "carinhas" que aparecem na tela. No nível médio de dificuldade,  jogador pode escolher uma das quatro operações e todas as respostas são números inteiros. Essas contas não são difíceis de fazer de cabeça. A maioria das pessoas só consegue resolver os problemas do nível mais difícil usando lápis e papel (ou, naturalmente, uma calculadora).

Para responder às perguntas, é preciso entrar com o resultado e apertar a tecla RETURN. Isto quer dizer que se você descobrir que entrou com o número errado, ainda pode corrigi-lo, contanto que ainda não tenha apertado a tecla RETURN. O programa aceita até duas respostas erradas antes de revelar o resultado correto.

Depois de dez perguntas, o computador mostra na tela um "boletim" com o número de respostas corretas e a porcentagem de acertos.

livjogos 0054 livjogos 0055
Referência de Listagem
Listagem Única aritme.bas