Livro de Jogos em MSX

Gerador de Caracteres

Artigo Original: Andy e Bootsy, Digitação: Wilson e William Pilon

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Crie Seu Próprio Conjunto de Caracteres Gráficos

Criar caracteres pode ser tão divertido quanto jogar um jogo. Este programa utilitário permite redefinir os caracteres do MSX e combiná-los para gerar figuras mais complexas.

O programa mostra os caracteres originais e oferece ao usuário a oportunidade de adaptá-los, permutá-los ou criar caracteres totalmente nvos. As definições dos caracteres podem ser copiadas e usadas nos mais diversos tipos de programas. Conjuntos completos de caracteres podem ser salvos em fita para uso futuro.

Embora alguns programas deste livro utilizem caracteres especiais, outros usam apenas os caracteres originais. A apresentação dos jogos do segundo tipo pode ser melhorada com o auxílio do gerador de caracteres.

Como o programa oferece um número relativamente grande de opções, pode ser que você leve um certo tempo para aprender a usá-lo da forma mais eficiente. Não deixe de consultar a lista de instruções abaixo sempre que tiver alguma dúvida.

Uso do Gerador de Caracteres

O programa começa por mostrar o primeiro caractere escolhido, dentro de um quadriculado de 8 por 8. O usuário pode então escolher uma das opções abaixo, apertando a tecla com a letra correspondente à inicial da instrução:

  • Apagar - Apaga o caractere corrente.
  • Ler - Pede o número de um caractere. Depois que o usuário entra com o último algarismo, o caractere escolhido aparece dentro do quadriculado e pode ser editado, deslocado, etc..
  • Editar - Coloca um cursor intermitente no canto superior esquerdo do quadriculado. O cursor pode ser movimentado com o auxílio do joystick ou das teclas de controle do cursor. O botão de tiro ou a barra de espaço serve para mudar um quadrado de "cheio" para "vazio" ou vice-versa. Para dar a figura por terminada, aperte a tecla RETURN. Em seguida, escolha a que número de código será associado o caractere que você acabou de criar.
  • Números - Nesta opção, o usuário escolhe o número de código a que o caractere será associado e depois entra com oito valores, correspondentes aos números binários que representam as oito linhas do quadriculado, começando pela linha de cima. Desta forma o novo caractere é gerado diretamente a partir de dados numéricos. Para passar para outra opção, aperte a tecla RETURN.
  • Refletir - O computador pede o número de um caractere e depois pergunta se ele deve ser refletido em um eixo vertical (trocar direita por esquerda) ou horizontal (virar de cabeça para baixo). O resultado aparece no quadriculado. Para armazenar o novo caractere, basta escolher a opção Editar, apertar a tecla RETURN e entrar com o número de código escolhido. A mesma observação vale para as duas opções seguintes.
  • Vertical (Deslocamento) - O computador pergunta se o deslocamento é para cima ou para baixo e desloca a figura uma linha para cima ou para baixo. A linha que desaparece na parte de cima torna a aparecer na parte de baixo e vice-versa.
  • Horizontal (Deslocamento) - Como no caso do deslocamento vertical, esceto pelo fato de que o computador pergunta se o deslocamento deve ser para direita ou para a esquerda.
  • Trocar - O computador pede dois números de código e troca as definições dos caracteres correspondentes.
  • Montar - Remove o quadriculado e cria um campo de 14x10 caracteres no qual o usuário pode observar o resultado de qualquer combinação de caracteres. Depois de fornecer o número do código de  um caractere, o usuário pode deslocar esse caractere para qualquer posição dentro do campo, usando o joystick ou as teclas de controle do cursor. Para "fixar" um caractere na sua posição corrente, basta apertar o botão de tiro ou a barra de espaço. Para entrar com um novo caractere, aperte RETURN e, sem soltar a tecla, entre com o número de código do caractere desejado. Para sair dessa opção, aperte RETURN.
  • Salvar - O computador pergunta com que nome o arquivo de caracteres deve ser salvo. Depois de entrar com o nome, aperte as teclas PLAY e RECORD do gravador e a tecla RETURN do computador.
  • Carregar - O computador pergunta qual o nome do arquivo a ser carregado. Se o usuário se limita a apertar a tecla RETURN, o computador carrega o primeiro arquivo que encontrar.

Nota: Só use as opções "Salvar" e "Carregar" se você estiver trabalhando com fita cassete.

(OC) A despeito do programa afimar categoricamente que não existem bugs nos programas, alguns bugs foram encontrados, principalmente neste programa. Corrigi os que pude notar no uso normal, alguns ainda permanecem, porém são contornáveis, como a função de entrada de caracteres que é relativamente problemática. A função para salvar/ler bancos também sofre do problema de ter sido feita pensando apenas na interface de cassete, usando áreas vitais para quem tem interface de disco, o que pode inclusive corromper o disco. As mesmas foram deslocadas para endereços mais seguros.

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Referência de Listagem
Listagem Única caract.bas