Livro de Jogos em MSX

Gerador de Figuras

Artigo Original: Bootsy, Digitação: Wilson e William Pilon

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A Sua Paleta Eletrônica

Aqui está um programa utilitário que o ajudará a dar vazão ao seu talento artístico. O programa funciona no modo SCREEN 2, que é o modo gráfico de alta resolução, e oferece opções que permitem desenhar figuras na tela do MSX com toda facilidade.

O programa começa por mostrar na tela uma caneta simulada. Qualquer movimento da "caneta", executado com o auxílio do joystick ou das teclas de controle do cursor, produz uma linha na tela. Apertando uma vez o botão de tiro ou a barra de espaço, o símbolo da caneta é substituído pelo de uma borracha. A "borracha" pode ser usada para apagar qualquer desenho presente na tela. Quando o botão de tiro é apertado uma segunda vez, o símbolo da borracha é substituído por uma cruz. Isto indica que o cursor pode ser movimentado sem modificar o desenho. Quando o botão de tiro é apertado uma terceira vez a cruz é substituída pelo símbolo da caneta. Assim, para selecionar qualquer um dos trê modos, basta apertar o botão de tiro (ou a barra de espaço) um número apropriado de vezes.

Enquanto o programa está no modo de movimento (símbolo em forma de cruz), várias opções adicionais podem ser usadas. Experimente usar a tecla C para desenhar um círculo, R para desenhar um retângulo, L par atraçar uma reta e INSERT para colorir o interior de uma figura. Nos três primeiros casos, aperte a tecla HOME para indicar o ponto inicial da reta, o centro do círculo ou um dos vértices do retângulo, em seguida, movimente o cursor para outra posição, de modo a indicar o ponto final da reta, um dos pontos da circunferéncia do círculo, o vértice oposto do retângulo e aperte a tecla C, B ou L, dependendo da opção escolhida. Para colorir uma figura, posicione o cursor no interior da figura (que deve ser fechadam, caso contrario a cor "vazará" para o resto da tela) e aperte a tecla INSERT.

A qualquer momento é mossível mudar a cor da "caneta" usando a tecla RETURN. Cada vez que a tecla é apertada, o computador seleciona uma cor diferente, que é indicada pela cor do cursor.

Para escolher a cor do fundo, aperte SELECT.

Para salvar o desenho em fita, aperte GRAPH-S (antes disso você deve apertar as teclas PLAY e RECORD do gravador).

Para carregar um desenho na memória do computador, paerte GRAPH-C e depois aperte a tecla PLAY do gravador (o computador carregará a primeira figura que encontrar na fita).

Para apagar a tela, aperte DELETE duas vezes.

Com um pouco de prática, logo você estará criando belas figuras na tela do seu MSX.

Nota: Só use as opções para salvar e carregar desenhos se você estiver trabalhando com fita cassete.

(OC) O programa figura.bas está extamente como o original. No programa figurx.bas eu ajustei alguns pequenos bugs, como o não funcionamento da tecla GRAPH+C. Aproveitei para mudar o endereçamento temporário das telas antes de salvá-las, desta forma, o programa salva e carrega sem problemas em micros com unidade de disco.

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Referência de Listagem
Listagem Original figura.bas
Listagem Melhorada figurx.bas