Livro de Jogos em MSX

Técnicas Usadas nos Programas

Ponteiro de Cor (Cores Lógicas)

O sistema de atribuição de cores adotado no MSX pode ser usado para criar a ilusão de um movimento muito rápido. O método consiste em definir separadamente cada elemento de uma imagem através de diferentes ponteiros de cor. Em seguida, os ponteiros são trocados pelo próprio programa. Quando as cores são modificadas, o efeito na tela é instantâneo e cria a ilusão de movimento.

O programa Labirinto é um excelente exemplo do uso desta técnica. O resultado é um labirinto em que o ponto de vista da pessoa que está jogando muda rapidamente. Não seria possível conseguir o mesmo efeito de outra forma, a não ser recorrendo a um extenso programa em linguagem de máquina.

Ou Exclusivo (XOR)

Esta é outra técnica que é usada neste livro. O uso do XOR permite superpor informações a uma imagem que já esteja presente na tela. Ao ser executada uma segunda vez, a operação XOR remove a informação adicional, deixando a imagem antiga inalterada.

Exemplos dos comandos necessários para usar esta técnica podem ser encontrados em muitos dos programas. O programa Xadrez contém alguns ótimos exemplos.

O objetivo principal deste livro, como já dissemos, é oferecer programas agradáveis e divertidos. Para descrever com pormenores como cada um desses programas funciona, teríamos que reduzir à metade o número de jogos que o livro contém.

Se você se dispuser a estudar a estrutura lógica de cada programa, descobrirá muitas soluções interessantes e originais para problemas práticos de programação. Tente compreender a razão pela qual certas rotinas são usadas e a forma como funcionam. Depois que salvar em fita a versão final de cada programa, experimetne modificá-lo de diversas maneiras para ver o que acontece, assim, aprenderá muito mais a respeito de programação e poderá incorporar o que aprendeu aos seus próprios programas.

Agora chega de conversa e vamos começar a carregar nossos jogos.