Livro de Jogos em MSX

Monitor de Memória

Artigo Original: Bootsy, Digitação: Wilson e William Pilon

livjogos-geramemoria

Revelando os Segredos Mais íntimos do Seu Micro

Este programa utilitário o ajudará a conhecer melhor a memória do MSX. O programa permite observar as rotinas da ROM ou qualquer programa que esteja caregado na RAM. O conteúdo da memória pode ser também modificado ou salvo em fita.

Uso dos Comandos

Observar a Memória - O computador pede os endereços inicial e final, que devem ser fornecidos em hexadecimal. O conteúdo da memória é então mostrado na tela, em blocos de dez posições. Para passar para o bloco seguinte, basta apertar a barra de espaço.

Teste de Soma - O computador pede os endereços inicial e final e calcula a soma dos endereços e dos conteúdos de todas as memórias espeficicadas. Esta opção é usada para verificar se houve algum erro durante a digitação de um programa cuja listagem inclua o valor desta soma.

Modificar a Memória - O computador pede os endereços inicial e final e mostra o conteúdo do primeiro endereço. Para mudar o conteúdo da memória, basta entrar com um número e apertar RETURN. Se o número não for permitido, o computador indicará este fato e não fará nenhuma modificação. Para deixar o conteúdo da memória como está e passar para o endereço seguinte, basta apertar a tecla RETURN. Atenção: A modificação da memória deve ser feita com muita cautela, pois todo o funcionamento do computador pode ser afetado.

Salvar em fita - O computador pede os endereços inicial e final e o nome do arquivo. A operação só é executada quando o usuário aperta a tecla RETURN. Antes de escolher esta opção as teclas RECORD e PLAY do gravador devem ser apertadas.

Carregar da Fita - Escolha esta opção e aperte a tecla PLAY do gravador. O computador carregará o primeiro arquivo que encontrar.

Para desistir de qualquer opção, aperte CTRL-D.

Nota: Só use as opções para salvar e carregar dados da memória se você estiver trabalhando com fita cassete.

(OC) Deixei o programa exatamente como o original, corrigindo apenas um ponto onde ao invés de CTRL-D, o programa esperava CTRL-Q para sair da opção e um outro ponto na opção de carregamento de arquivo, que no livro saiu como "Observar memoria" repetido. Também as rotinas de cassete não foram alteradas, por isso a seguinte observação se faz necessária: Se você informar um nome, e tiver uma interface de disco, o arquivo será salvo/lido do disco, se você não possuir interface de disco, o cassete será usado. Se tiver interface de disco e desejar gravar em cassete, basta preceder o nome do arquivo com "CAS:". Independente de onde o arquivo será salvo/lido, a mensagem para pressionar PLAY/REC será mostrada.

livjogos 0059 livjogos 0058
Referência de Listagem
Listagem Única monit.bas