Kit MSX 2 da MPO

COLOR SPRITE

  • Formato: COLOR SPRITE (<X>)=<Y>
  • Finalidade: Ajustar a cor do "Sprite" especificado.
  • Categoria: Instrução.
  • Observações: Esta instrução só é válida nos modos gráficos 3, 4, 5, 6 e 7. <X> é o número do "Sprite" tal como se encontra registrado na variável SPRITE$(X). <Y> tem de ser um número inteiro compreendido entre 0 e 111.

 Quando <Y> se encontrar entre 0 e 15, estes números significam os números da paleta de cores.

Se acrescentar 32 ao número da paleta de cores de <Y>, significa o número da paleta de cores com a seguinte função:

"Ignore coincidence of Sprite". (despreze coincidência de "Sprite").

Significa ainda que com a coincidência deste "Sprite" com outro "Sprite", o programa não saltará para a sub-rotina dada pela instrução ON SPRITE GOSUB.

Se somar 64 ao número da paelta de cores de <Y>, significa o número da paleta de cores com a seguinte função:

"Ignore priority and coincidence of sprite and use a logical OR operation of sprite colours". (desprese a prioridade e a coincidência do "sprite" e utilize uma operação lógica OR das cores dos "sprites").

Significa ainda que, com coincidência deste "Sprite" com outro "Sprite", o programa não saltará para a sub-rotina dada pela instrução ON SPRITE GOSUB mas, nesse caso, as cores deste "Sprite" serão a consequência de uma operação lógica OR.

As cores dos "Sprites" podem ser ajustadas por meio das instruções COLOR SPRITE, COLOR SPRITE$ ou PUT SPRITE. É válida o número da paleta de cores da última instrução executada. Se desejar ajustar a cor do "Sprite" por meio das instruções COLOR SPRITE ou COLOR SPRITE$, queira omitir o número da paleta de cores da instrução PUT SPRITE.

Exemplo:

10 SCREEN 5,0

20 B$=""

30 FOR I=1 TO 8:READ A:B$=B$+CHR$(A):NEXT

40 SPRITE$(0)=B$

50 COLOR SPRITE (0)=12

60 FOR I=0 TO 212:PUTSPRITE 0,(I,I),,0:NEXT

70 DATA 24,60,126,255,36,36,66,129

80 END

file clrspr.bas:

kitmpo2 0016