Kit MSX 2 da MPO

PAINT

  • Formato: PAINT [STEP] (<X>,<Y>)[,<Z>[,<XX>]]
  • Finalidade: Preencher uma figura gráfica com uma determinada cor no modo gráfico 1 ou 2.
  • Categoria: Instrução.
  • Observações: <X> equivale á coordenada X do ponto de partida no SCREEN e deve ser um número inteiro de 0 a 255. <Y> equivale à coordenada Y do ponto de partida no SCREEN e deve ser um número inteiro entre 0 e 191. Quando a palavra "STEP" é usada, os valores <X> e <Y> são interpretados relativamente à posição do cursor. Neste caso <X> e <Y> também podem ser inteiros negativos. <Z> é o número da cor usada para pintar a figura. <XX> é o número da cor da linha limite da figura.

Nos modos gráficos 1 e 3 o número <Z> da paleta de cores das tintas tem de ser o mesmo que o da cor da linha limítrofe. Neste caso não se pode dar <XX>.

Nos modos gráficos 2, 4, 5, 6 e 7, o número da paleta de cores das tintas pode ser diferente do número da paleta das cores da linha limítrofe.

<Z> e <XX> tem de ser números inteiros compreendidos entre 0 e 15 nos modos gráficos 1, 2, 3, 4 e 6; entre 0 e 3, no modo gráfico 5, e entre 0 e 255 no modo gráfico 7 (ver instrução COLOR).

Quando não é dado nenhum número da paleta das cores das tintas, utilizar-se-á a última cor do primeiro plano dado.

O valor de erro de <Z> é 15.

Quando não é dado nenhum número da paleta de cores da linha limítrofe, partir-se-á do princípio de que <XX> é o mesmo número da paleta de cores de <Z>.

Exemplo

10 SCREEN 7:COLOR 15,4,4

20 CIRCLE(180,80),40,8

30 PAINT(180,80),2,8

40 FOR I=1 TO 2000:NEXT

50 END

RUN

Programa paint.bas:

kitmpo2 0028