Revista CPU 05

Neste número: Um teclado inteligente para o MSX, Instruções Secretas do Z-80, Gerenciando Arquivos em Disco, Interpretador de Expressões, Usando o Data Corder, Cálculo de Circuitos Ressonantes L-C, dBase II, Curso de Pascal II, O Mundo Perdido da 3a Dimenssão, BR-116, Análise de Jogos.

cpu05-capa

Editorial

Artigo Original: Gonçalo Murteira, Digitação: Wilson Pilon

O ano de 1988 está chegando ao final e, apesar de ter sido um ano cheio de surpresas econômicas e políticas, na área do MSX não podemos verificar lançamentos de hardware por parte dos fabricantes que lançaram o padrão no Brasil e que anunciaram uma série de periféricos para a linha. O lançamento de periféricos ficou a cargo de empresas que acreditam no desenvolvimento do MSX no Brasil.

Na área de software podemos dizer que o mercado está a pleno vapor, com Concursos de Sofrware e lançamento de programas novos, desenvolvidos no Brasil, visando a atender as nossas necessidades e de acordo com as características técnicas dos equipamentos brasileiros.

A área editorial também vem apresentando um desenvolvimento significativo, com lançamentos de livros de excelente qualidade e conteúdo praticamente todos os meses.

No número anterior de CPU, tivemos alguns problemas com a gráfica que efetuou a impressão da revista. Algumas falhas também foram constatadas nas listagens, isto porque, a partir do quarto número, toda a diagramação passou a ser feita através de processo eletrônico, inclusive as listagens que receberam tratamento idêntico ao texto. A partir deste número continuaremos a utilizar processos eletrônicos para a diagramação  da revista, sendo que as listagens dos programas utilizadas foram impressas em uma impressora comum. Neste número publicamos novamente as listagens do número anterior que podem ter ocasionado dificuldades na leitura.

Aproveito a oportunidade para, em nome de toda a equipe de CPU, desejar um Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

Nos encontraremos novamente em janeiro, no sexto número de CPU, que continuará crescendo como sempre.